Twitter

CUT BA > PRESIDÊNCIA

Presidência

Presidente

Cedro Costa e Silva (Sindipetro)

Gestão: 2015 - 2019

 

Cedro Costa e Silva nasceu em Alagoas, no dia 28 de março de 1965. Casado, pai de uma filha, Cedro é filho de funcionário publico e tem nove irmãos. 
 
Desde pequeno conheceu as dificuldades da vida, como milhões de brasileiros e para sobreviver, aos 13 anos de idade se virou como vendedor de balas e milho assado na praia e fazendo carreto em mercados. Foi alfabetizado por parentes, estudou em escola publica e no primeiro grau foi agraciado por uma bolsa de estudos como atleta no Colégio Batista de Alagoas, onde concluiu o ensino fundamental.
 
Foi convidado a integrar a equipe de atletismo da Escola Técnica Federal onde concluiu em 1985, o curso de mecânica. Em seguida fez o concurso para Petrobras. Não existiam vagas para Alagoas. As vagas eram para a Bahia.  Formado pela comunidade eclesiais de bases e desde a infância teve foco voltado para o social. No novo estado passou a vivenciar o cotidiano das lutas de classes e entrou no movimento sindical, foi formado pelas comunidades eclesiais de bases. Sempre com foco no social, pertenceu a grupos de jovens na igreja.
 
Conseguiu cursar administração por dois anos. Abandonou o curso por conta das tarefas sindicais. Como sindicalista, sempre foi militante de base, sempre cumprindo entrega de boletins nas fabricas e acompanhando as greves de diversas categorias.
 
A partir de 1985 participou de todas as grandes decisões nas greves dentro da Petrobras. Em evidencia pela sua atuação, foi convidado e logo liberado para integrar inicialmente a direção do Sindipetro Bahia como diretor administrativo. Depois foi diretor financeiro, e na sequência acatou ao chamado de assumir o papel de representar a voz de milhares de trabalhadores do estado da Bahia e em 2012 tornou-se presidente da Central Única dos Trabalhadores da Bahia, sendo reeleito em 2015 em chapa única durante o 14º Congresso Estadual.
 
Atribuições
I - Compete ao/à presidente/a: 
 
b) presidir as reuniões da plenária, direção e executiva nacional; 
c) garantir o cumprimento dos objetivos e das decisões aprovadas pelos fóruns e instâncias superiores da CUT; Página: 23
d) assegurar que a atuação e a organização das instâncias e dos filiados da CUT se desenvolvam de acordo com os fundamentos e princípios deste Estatuto; 
e) representar legalmente a CUT em nível judicial ou administrativo; 
f) representar a CUT Bahia na capital e interior do estado
g) delegar poderes aos demais membros da Direção Nacional para representar e manifestar a posição da CUT.
 
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista

#AnulaReforma

RÁDIO CUT

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DA BAHIA
Rua da Independência, 16 | Nazaré | CEP 40040-340 | Salvador | BA
Fone: (55 71) 3322.9908 / 3321.9473| www.cutbahia.org.br | e-mail: sgcutba@gmail.com