CUT BA > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > BANCÁRIOS INTEGRAM CARAVANA DE DIRIGENTES DA CUT EM AUDIÊNCIA NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA BAHIA SOBRE TERCEIRIZAÇÃO

Bancários integram Caravana de Dirigentes da CUT em Audiência na Assembléia Legislativa da Bahia sobre Terceirização

17/09/2015

Audiência Pública acontece amanhã, 18, a partir das 9h

Escrito por: Seeb Extremo Sul da Bahia

Representando a CUT regional Extremo sul da Bahia, os sindicalistas Carlos Eduardo Coimbra, Moisés Vital e Marcos Fonseca(Sindibancários), Silvânio(Sintrexbem) e Nilton(Aeroviários) participam nesta sexta-feira (18) da audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em Salvador, para discutir o projeto de terceirização do trabalho, que se encontra em trâmite no Senado Federal.

A audiência, em parceria entre a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), do Senado, e a ALBA, tem a finalidade de debater o impacto que poderão ser causados aos trabalhadores pelo PLC 30\2015, que propõe a terceirização dos serviços pelas empresas.

O projeto havia sido aprovado na Câmara sob o número 4330. Iniciadas em 29 de maio, as audiências aconteceram em diversos estados. A sessão da próxima sexta-feira, será presidida pelo senador Paulo Paim (PT-RS), às 09h, no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia.

Segundo estudo feito pela CUT em parceria com o Dieese, as principais características do emprego terceirizado são o salário menor, jornada ampliada e a rotatividade, além de maior incidência de acidentes de trabalho. A central teme que, se aprovado o projeto, os direitos trabalhistas serão ameaçados, e os empregos, precarizados.

O coordenador geral do Sindibancários do Extremo Sul da bahia, Carlos Eduardo Coimbra afirma que existe a pressão da sociedade, pois o projeto ficou mais conhecido recentemente, mas falta saber o quanto o Congresso Nacional está permeável a esse tipo de pressão. “A atual composição do Congresso nacional, com parlamentares eleitos por interesse empresarial, dá margem ao retrocesso e ao ataque aos direitos dos trabalhadores.