CUT BA > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CUT BAHIA BUSCA AMPLIAR O RESPEITO AOS DIREITOS DE TODOS NA PARADA LGBTI NESTE DOMINGO

CUT Bahia busca ampliar o respeito aos direitos de todos na parada LGBTI neste domingo

09/09/2017

Iniciativa do coletivo LGBT da CUT- BA na luta por igualdade de direitos

Escrito por: ASCOM CUT- BA - Aline Damazio

Em um exemplo de vanguardismo e respeito à igualdade de direitos, a CUT Bahia participará da 16ª Parada do Orgulho Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais Intersexuais (LGBTI) da Bahia, marcada para este domingo (10), às 11h.

Essa é a primeira vez que a CUT Bahia estará com um trio no desfile que tem como tema deste ano “A comunidade LGBTI da Bahia pede paz”, levaremos mais do que animação aos mais de 900 mil participantes que são esperados para a festa, estaremos reforçando a necessidade efetiva de respeito e conquista de direitos para a população LBGTI's.

Entendemos que também através da arte e de performances podemos ampliar a luta por igualdade de direitos, dizer não a homofobia, pediremos mais políticas de inclusão que respeite LGBT's, reforçar o pedido uso do nome social no crachá, do debate de gênero nas escolas e exigir fora Temer!

Para o presidente da CUT Bahia, Cedro Silva é um passo importante na luta, pois nas mais diversas classes trabalhadoras encontramos companheiros e companheiras LGBT's e que precisam ainda mais dos sindicatos para a defesa de seus direitos. “Vamos às ruas para mostrar que a CUT- BA está em defesa de todos e todas trabalhadores e trabalhadoras. É necessário o entendimento e a luta por pautas de gêneros. Parabenizo o coletivo LGBT da CUT - BA pela iniciativa”, declara.

Para Antônio Cândido Santos, sindicato dos rodoviários e um dos representantes do coletivo LGBT da CUT- BA é o começo de muitas outras pautas significativa do coletivo LGBT da CUT- BA. “Vamos colocar a CUT- BA nas fileiras de luta para somar com as entidades do movimento. A CUT Bahia entende que todos os (as) trabalhadores (as) devem ser vistos, suas pautas respeitadas e colocadas como planos de lutas da Central Única dos Trabalhadores e Trabalhadoras”, diz.

Durante o desfile, o trio da CUT Bahia contará com a participação dos DJs Vinny Calmon e Rhanny além da apresentação de performances de Drags, alguns dos instrumentos que buscam o diálogo com a classe trabalhadora LGBT, em uma demonstração que trabalhadores e trabalhadoras tem suas bandeiras de lutas e que a CUT Bahia abraça a toda a classe trabalhadora em igualdade.

Governo golpista e os retrocessos para os LGBTI's

Estaremos em permanência lembrança que enquanto em 2003, uma das primeiras medidas do governo Lula foi ampliar a Secretaria de Direitos Humanos para Ministério, medida que deu mais espaço a defesa dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, além de aplicação de mais 16 medidas entre o governo Lula e Dilma de valorização LGBT. O golpista Temer,em uma ação retrograda, realizou a extinção do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos, reduzido a uma secretaria subordinada à pasta da Justiça. Decisão que resulta em retrocessos aos direitos LGBTs - cuja pauta estava entre as linhas de atuação do ministério.

Em um país que a homofobia faz 343 mortes, uma morte a cada 25 horas, que a Bahia ocupa a segunda posição dentre os estados com 32 mortes de LGBT's ficando atrás apenas de São Paulo (49 casos), dados de 2016 Relatório de Assassinatos LGBT no Brasil, entendemos que precisamos lutar juntos contra a violência e a favor ao respeito a direitos iguais para todos.

Vagner Freitas durante a abertura oficial do #15CongressoCUT

Fala do presidente nacional da CUT na abertura oficial do #15CongressoCUT