CUT BA > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > PRINCIPAIS LIDERANÇAS SINDICAIS REALIZAM UMA DAS IMPORTANTES PLENÁRIAS CUTISTAS DO ANO

Principais lideranças sindicais realizam uma das importantes plenárias CUTistas do ano

11/10/2017

O encontro estabeleceu esclarecimentos e direcionamentos para a liderança CUTista

Escrito por: ASCOM CUT- BA - Aline Damazio

Os dirigentes da CUT BAHIA conscientes do papel de protagonismo e liderança da Central Única dos Trabalhadores realizaram uma das plenárias mais importantes do ano, na manhã do dia 11, na sede do Sindipetro, em Salvador.

A Plenária Sindical contou com a presença de alguns dos principais nomes do sindicalismo e da política de esquerda da Bahia e do Brasil para dialogarem sobre conjuntura, alinhamento de bandeiras e analise do momento político e social do país e em unidade somar forças para o enfrentamento da defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

Em um auditório lotado de lideranças CUTistas e representantes de movimentos sociais e com a mesa composta com a presença do presidente da CUT Bahia, Cedro Silva; Vagner Freitas, presidente nacional da CUT; Elisângela Araújo, coordenadora da Contraf; Martiniano José, vice-presidente do PT e Jonas Paulo coordenador do Codes.

Por mais de quatro horas foi realizado uma sinergia de idéias intensa com esclarecimentos para reafirmar as campanhas e lutas da CUT sobre uma analise positiva de momentos pontais da atuação da Central Única dos Trabalhadores. Essa atividade potencializou as lideranças CUTistas além de realizar um direcionamento necessário para retornarem para suas bases ainda mais consciente do seu papel de defesa de direitos da classe trabalhadora. Tudo devidamente transmitido, ao vivo, através da fanpage da CUT Bahia para que todos os CUTistas tenham livre acesos a essa informações de extrema importância para formação.

“ Valorizo muito os sindicatos de bases, pois sempre vai ter um homem e uma mulher com a camisa da CUT defendendo levando as informações da Central Única dos trabalhadores, e é isso que nos faz tão fortes, como também a CUT Bahia ser tão presente...É a atuação de cada um de nós ”, declarou Vagner Freitas, presidente nacional da CUT.

O presidente da CUT Bahia agradeceu e destacou a fundamental importância que a Central Única dos Trabalhadores terá neste momento decisivo para o país. “Estamos aqui para alinhar os pensamentos e buscar ampliar a representatividade para que a defesa dos nossos direitos se concretize nas bases, no senado e na cadeira do presidente da república. Seguimos firmes, unidos e fortes na retoma de diretos rumo as eleições de 2018”, declara Cedro.

Martiniano Costa, vice- presidente do PT lembrou que precisamos ter mais deputados a favor da classe trabalhadora além dos que já nos representam. “A pauta dos trabalhadores precisa nessa quadra política de mais deputados e deputadas comprometidos com as causas dos trabalhadores, assim vamos retornar ao povo brasileiro algo muito importante, a esperança. Destaco o papel importante militante da CUT que hoje enfrenta todas essas propostas de reformas perversas”, lembra.

A representatividade forte da mulher do campo ficou por conta de Elisangêla Araújo, coordenadora da Contraf. “Vamos trabalha mais fortemente pela autonomia e igualdade das mulheres na política. Vamos continuar sim a construir juntos políticas para avanço da classe trabalhadora”, declara Elisangêla.

A capacidade de organização da CUT Bahia também foi destaque na plenária. “Estamos sim, ocupando espaço importantes mas também estamos em processo de reocupação de espaços que devem ter sim representação dos trabalhadores e trabalhadores. O movimento sindical ratifica novos projetos em todos os estados para ampliar nossos espaços políticos e nós vamos reagir para nós mudarmos o país” complementa o coordenador do Sindipetro Bahia, Deyvid Bacelar.

Jonas Paulo, coordenador do Codes, destaca como a Bahia através do governo Rui Costa vem de encontro a política do Ilegítimo Temer de esfacelamento de desenvolvimento do trabalhador. “Estamos em um contra flux implementando política diretamente inversa quem vem do plano perverso nacional”, diz.
Após abrir espaço para perguntas e esclarecimentos o presidente da CUT Bahia Cedro Silva agradeceu a presença de todos afirmou que a CUT está motivada para caminhar nessa luta. “A CUT vem amadurecendo como ter uma bancada que dê sustentação de nossos projetos e seguimos ainda mais fortes e vamos abraçar essa causa”, reitera o presidente da CUT Bahia.

Fotos: Luis Teixeira

#AnulaReforma