Twitter

CUT BA > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CUTBA PARTICIPA DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL PROMOVIDO PELO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL NA BAHIA.

CUTBA participa do seminário internacional promovido pelo Fórum Social Mundial na Bahia.

11/10/2017

Evento terá participação de integrantes do Conselho Internacional do FSM, integrando a programação do Congresso da Universidade Federal da Bahia e a Semana nacional pela democratização da comunicação

Escrito por: AsCom CUTBA - Jelber Cedraz

Prévia de importantes debates que ocorrerão no Fórum Social Mundial em 2018, o Coletivo Facilitador do FSM realizará, dias 17 e 18 de outubro, um Seminário Internacional preparatório, integrando a programação geral do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que será aberto dia 16, em Salvador. A programação da Universidade incluirá uma infinidade de debates de interesse da sociedade civil e acadêmica, especialmente neste momento de preocupação com o futuro das universidades públicas no Brasil.

No seminário do FSM, o debate sobre a integração latino-americana e dos povos da África, com participantes do Brasil, Marrocos e Saara Ocidental, abrirá uma série de sete mesas que tratarão das lutas dos povos por suas terras e territórios, justiça ambiental, comunicação e democracia, intolerâncias, racismo e xenofobias, a revolução dos gêneros, o mundo trabalho, a arte e a cultura frente ao avanço do conservadorismo.

De acordo com Damien Hazard, membro do Conselho Internacional do FSM, as organizações integrantes do fórum trarão para o encontro debates e questões sobre problemas que circundam todo o mundo. Resistir é Criar, Resistir é Transformar – lema da edição 2018, expressa o espirito da programação, de aliar a análise crítica da conjuntura com a busca de estratégias comuns e alternativas para Um Outro Mundo Possível – lema histórico do processo.

O Seminário do FSM terá início no Dia Nacional pela Democratização da Comunicação (17 de outubro) reunindo representantes do Fórum Nacional de Democratização da Comunicação e do Fórum Mundial de Mídia Livre em mesa dedicada à lutas internacionais por outra comunicação e, no Brasil, a um ano da campanha "Calar Jamais!", do FNDC, que vem denunciando a prática de censura desde o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. A mesa em Salvador abrirá a programação nacional da Semana, em diversos estados brasileiros. A conexão do próximo FSM com as lutas pela água também será tratada no seminário, com a participação de Renata Boulos, coordenadora do Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA) que ocorrerá em Brasília, logo em seguida, recebendo delegações do evento mundial de Salvador. Renata é também responsável pela área de relações internacionais do MTST.

O seminário será realizado na sequência da reunião do Conselho Internacional do FSM que ocorrerá dias 15 e 16, também na UFBA, com agenda relacionada ao papel do FSM na atual conjuntura SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO FSM 17 A 18 DE OUTUBRO DE 2017 UFBA – SALVADOR – BAHIA mundial e organização da edição 2018.

Para a Secretária de Comunicação, Lucivaldina Brito, comunicar é preciso. “Estamos lutando por um planeta melhor e resistir desde um ato em rua e textos criativos fazem parte dos nossos desafios. A CUTBA, estará presente e apoia em tudo a realização do FSM2018, por isso, essa semana pela Democratização é um diferencial na Bahia, porque vamos lançar o maior evento da história da nossa Bahia”, comenta Lucivaldina.

A programação começa neste domingo (15) e vai até 18 de outubro, com atividades entre a Reitoria, Pavilhão de Aulas Glauber Rocha PAF III, Pavilhão de Aulas PAF I e ato na porta da reitoria.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista

#AnulaReforma

RÁDIO CUT

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DA BAHIA
Rua da Independência, 16 | Nazaré | CEP 40040-340 | Salvador | BA
Fone: (55 71) 3322.9908 / 3321.9473| www.cutbahia.org.br | e-mail: sgcutba@gmail.com