Twitter

CUT BA > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CUT PARTICIPA DO PLANEJAMENTO DO FÓRUM BAIANO DA AGRICULTURA FAMILIAR

CUT participa do planejamento do Fórum Baiano da Agricultura Familiar

14/11/2017

Fortalecimento da bases da CUT do interior da Bahia

Escrito por: ASCOM – CUTBA Jelber Cedraz

Com mais de 40 organizações de representação e apoio a Agricultura Familiar do Estado da Bahia reuniram nesta segunda-feira, 13 de novembro, na Pousada Central, em Feira de Santana, para o Encontro de Planejamento do Fórum Baiano da Agricultura Familiar da Bahia. 
O encontro de planejamento iniciou com análise de conjuntura com a presença da Diretora Executiva da CUT Nacional e Coordenadora Geral do FBAF, Elisangela Araújo e o Coordenador da ASA BAHIA, Naidison Baptista. 
“O movimento sindical vai se mobilizar hoje e sempre para que possamos mostrar que essa reforma caia, seja revogada, que a população peça diretas já, para que possamos defender o único projeto o do crescimento onde a população mais necessitada urbano e rural, sejam contemplados, pois só assim teremos uma economia mais forte”, chamou a atenção, Elisangela Araújo.
São muitos os pontos a serem direcionado para o fim do sonho de dias melhores para os brasileiros. No entendimento de pesquisadores, juristas, sindicalistas e muitos movimentos sociais os pontos da reforma trabalhista que mais prejudica os trabalhadores são a terceirização indiscriminada, o trabalho autônomo e intermitente, que consequentemente também têm impacto nas aposentadorias. Outros pontos inadmissíveis permitir que a trabalhadora gestante e lactante possa trabalhar em lugares insalubres. São absurdos em cima de absurdos. 
Para o coordenador da ASA BAHIA, Naidison Baptista, o Brasil precisa reagir. “Ficou claro para boa parte da sociedade que o texto da reforma é péssimo, apresenta inconstitucionalidades e vai na contramão de convenções internacionais do trabalho e da saúde, a agricultura familiar e economia solidária perderam seus direitos quando o Temer assumiu. Ele nunca acreditou no povo e quis ajudar”, desabafou Naidison. 
Outro ponto em debate foi à água no Brasil. “Esse recurso continua sendo mas utilizada e colocada a ser serviços de alguns que de todos e, como tal, não reconhecida na prática como um bem público. Foram dados passos interessantes no semiárido com o P!MC, e estas são conquistas históricas, na perspectiva da partilha da água, mas ainda há um processo de mercadoria da água”, comentou Naidison.
O planejamento encerrou com muitas propostas incluindo desafios que vai desde políticas públicas a comunicação institucional.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:

TV CUT
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista

#AnulaReforma

RÁDIO CUT

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DA BAHIA
Rua da Independência, 16 | Nazaré | CEP 40040-340 | Salvador | BA
Fone: (55 71) 3322.9908 / 3321.9473| www.cutbahia.org.br | e-mail: sgcutba@gmail.com