CUT BA > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > A CUT MARCA PRESENÇA EM CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE SAÚDE DA MULHER

A CUT marca presença em conferência nacional sobre saúde da mulher

06/08/2017

Evento reuniu as principais mulheres que elaboram ações voltadas para o gênero

Escrito por: ASCOM CUT- BA - Aline Damazio

A saúde das mulheres foi destaque durante 1ª Conferência Estadual de Saúde das mulheres da Bahia, evento nacional, que aconteceu de 31/7 a 2/8, em Salvador.

A CUT- BA estava presente com destaque para o entendimento desse processo na Bahia. O encontro reuniu as principais protagonistas do Brasil que trabalham com ações para o gênero feminino para juntas elaborem políticas e planejamentos que relacionem  a saúde da mulher.

Para a secretária de comunicação da CUT- BA, Lucivaldina Boa Morte ter um vento desse porte na Bahia é motivado por ações afirmativas que a Bahia produz sobre a mulher. “Essa conferência para organização da saúde mulher é muito importante. Além das políticas para as mulheres, que foi o principal foco, foram elaboradas demandas que as mulheres precisam com urgência que entrem em ação para levar a nível nacional e assim serem implementadas. Pensar ações de saúde para as mulheres é uma necessidade pública do país”, destaca a secretária.

Já para a secretaria saúde da CUT-BA, Edla Rios conferência é um dos principais eixos para elaboração de propostas para o SUS e o relacionamento com as mulheres. “E muito importante que as mulheres se organizem para fortalecer nossos conselhos para a CUT ter participação efetiva na transformação de políticas públicas para o SUS, pois o governo de Temer só quer aniquilar com os diretos a saúde pública a exemplo do fechamento das farmácias públicas e nós, mulheres precisamos nos unir para lutar por nossos direitos e de nossas famílias, por isso a força e a necessidade dessa conferência aqui, nós baianas temos muito a acrescentar nesse processo”, destaca.

O resultado dos dias da conferência será reunido em propostas para demonstrar aspectos que precisam ser colocados na pauta do controle social do SUS.

#15CongressoCUT - Dia 28/08 - Mesas de debates Internacionais

Debates aconteceram durante a 15º Plenária - Congresso Extraordinário e Exclusivo