CUT BA > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > MULHERES REALIZAM MANIFESTAÇÃO EM JACOBINA-BAHIA

Mulheres realizam manifestação em Jacobina-Bahia

10/01/2018

"O PROBLEMA TAMBÉM É MEU. Não a Violência Contra Mulheres” ganha força no interior da Bahia.

Escrito por: ASCOM - CUTBA Jelber Cedraz

Nesta terça-feira, 09 de janeiro, na cidade de Jacobina (Bahia) grupos de mulheres sairam as ruas contra a audiência pública da custódia de Marcus Machado, suspeito de ter estuprado uma jovem de 18 anos em uma boate de Jacobina. O juiz Marley Cunha antecipiu a audiência por questões de segurança, alegou. Um protesto
organizado rapidamento pelo movimentos populares de mulheres de várias cidades da Bahia, que já estava agendado para data marcada, anteciparam ao descobrir a antecipação da audiência fechando as ruas proximas ao Fórum da cidade.
As mulheres que participarão do ato pedirão que seja feita justiça no caso do suposto estupro cometido por Marcus, conforme contou uma ativista do Movimento de Mulheres de Jacobina – MMJ.

De acordo com a Diretora Executiva da CUT e Coordenador do Fórum Baiano da Agricultura Familiar, Elisângela Araujo, não pode ficar calado e tem que ser investigado. " A campanha é uma iniciativa do Movimento de Organização Comunitária - MOC, que já trabalha há alguns anos com ações e campanhas pelo enfrentamento à violência de gênero", comentou Elisângela.

Para refletir as demandas de violação aos direitos das mulheres, como também combater as violências sofridas por elas diariamente, que surge essa necessidade de se pensar nessa campanha, assim Selma Glória (Coordenadora do Programa de Gênero – PGEN do MOC) relatou um pouco como foi pensada, assim como o seu objetivo, que é procurar contribuir para desnaturalização da violência de gênero e dar visibilidade as diversas formas de violação dos direitos das mulheres, de modo que promova o seu acesso aos mecanismos de prevenção e enfrentamento a violência.

“O tema dessa campanha, como também a marca foi construída de forma coletiva, a gente entendeu a importância do Território do Sisal, Bacia do Jacuípe, como também o Portal do Sertão para que sejam protagonistas desse processo”, destacou Selma que ainda completou sobre a importância de levar essa campanha a nível territorial com organizações que trabalha com assistência técnica, com economia solidária, com sindicalismo que atuam em sua maioria com mulheres, nada mais justo que assumir nesse amplo coletivo, essa luta.

No caso de Jacobina, vídeo denuncia os jovens saindo da boate juntos e de acordo com a jovem foi forçada a relação sexual, caracterizando estupro. De acordo com a família do jovem, não foi avisada da antecipação da audiência.

#AnulaReforma